Na oficina de Sérgio Ventura é onde começa a história do Saxo Kid Car, quando um dos seus clientes decidiu vender o seu Citroen Saxo 1.0, ninguém podia prever a cadeia de eventos que se iria desenrolar, transformando um veículo vulgar num veículo de competição.
O carro, rapidamente batizado de “Saxo Kid Car” devido à sua modesta cilindrada 1.0, não foi inicialmente visto como um concorrente no competitivo mundo do desporto automóvel. No entanto, Sérgio, com um olhar visionário, reconheceu a oportunidade de criar um veiculo de competição. Os primeiros passos foram fundamentais, centrando-se numa revisão mecânica, o interior foi meticulosamente desmontado, dando lugar a uma instalação de rollbar que significou o primeiro salto do automóvel em direção ao seu novo destino.
Os primeiros testes revelaram as limitações dos amortecedores originais, necessitando da primeira de muitas atualizações dos sistemas de suspensão e travagem. Este contratempo serviu apenas para alimentar a determinação de Sérgio e da sua equipa, impulsionando-os nesta aventura.
À medida que o Saxo Kid Car suportava quilómetros de testes rigorosos, cada modificação aproximava-o da visão de Sérgio Ventura. As melhorias na suspensão, travões, eixo traseiro e a instalação de um novo depósito de combustível homologado foram todos passos no caminho para a preparação para o ralicross. No entanto, foi a persistente falta de potência do carro que levou à sua mudança mais transformadora: a troca do motor original por um motor de 1600cm3, completo com uma caixa de velocidades com autoblocante. Esta atualização fundamental marcou um novo capítulo na evolução do Saxo, preparando-o para as exigências das corridas de competição.